5 de outubro de 2015

Meditando - gritar e uivar


Resultado de imagem para loba uivando


Houve uma questão muito importante na meditação dos 7 chackras...

No momento em que me conectei ao útero, e senti sua energia de dor, vazio e tristeza, comecei a tossir. Muito...

Então eu lembrei que embora a Bernardete, minha terapeuta, recomendasse gritar a perda da Helena, eu ainda não havia feito isso. A energia estava presa. E ela queria sair.

A Jaqueline reforçou a urgência de eu colocá-la para fora... Então, no dia seguinte, quando o Lê saiu para buscar o Henrique na escola, aconteceu...

Eu pari a minha dor.

E foi no quarto já desmontado da Helena que eu gritei, como uma mãe deve gritar a morte da filha. E eu uivei como uma loba deve uivar pela morte do seu filhote. A dor que eu ouvi está gravada em todas as células do meu corpo. E eu jamais esquecerei.

Houve lágrimas... E despedida...

Antes eu havia pensado que era tudo exagero... Que eu não precisava gritar... 

Mas logo refleti que, se os bichos sofrem pelos seus filhotes e têm seus próprios rituais de despedida, por quê eu não teria esse direito?

No final das contas, além do imenso amor por minha querida filha, há também:

1) A necessidade de enterrá-la (mas isso eu não pude fazer):

- Cadela enterra seu filhote morto


- Mamãe gata enterra seu filhote


2) O processo de negação da sua morte  e a dificuldade da separação (certamente eu passaria dias com ela ao meu lado):

- Mamãe golfinho com seu filhote morto


- Cadela toma conta de filhote morto durante 3 dias


- Mãe chimpanzé "chora" a morte do filhote e vela seu corpo


4) O desespero pela impotência de não conseguir salvá-la (ah, se eu pudesse desfazer aquele nó...):

- Cadela tenta salvar seu filhote


- Cadela tenta ressuscitar o filhote


Esses videos me ajudaram a compreender que está tudo certo com os meus sentimentos... Que sou apenas mais uma mãe que perdeu a cria e vive o seu processo de luto.

E toda vez que sinto aquele vazio, tão gelado e familiar, lembro-me da voz da minha obstetra sussurrando, a cada contração: "vai passar, vai passar... só mais um minutinho... vai passar..."

PS: Depois de dar vazão à minha dor, foi necessária uma limpeza e reenergização do lar.

2 comentários:

  1. Boa noite! Muito linda a sua mensagem. Eu tenho 3 anos que perdi minha anjinho Alice. O tempo foi de apenas 5 dias de vida mas, o suficiente para conquistar a todos. Que cubra sua família de bênçãos e a cada dia entendamos o quanto somos especiais. Bjs Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! Sinto muito pela partida da Alice. Que Deus também os abençoe imensamente, especialmente sua bebê-estrelinha tão amada!!! Beijos

      Excluir