26 de junho de 2016

Para passar dói tanto...

Eu li o texto abaixo em uma página do facebook logo após finalizar uma mandala (que há tempos não fazia)...

Quando percebi a autoria, notei a incrível coincidência de ter esse livro na minha pequena biblioteca particular.

Bom... É como se as palavras complementassem o desenho.

Quando constatei a ausência da poesia no meu luto, uma sincronicidade poética aconteceu para mim:


PERCEBER PROFUNDO
(livro Viva Zen, p. 14 e 15, Monja Coen)

"Isso me lembrou uma antiga história. Vou contá-la.

No silêncio da noite, ela se movia como uma cobra. Silenciosa e sinuosa. Seu riso era manso e seu passo macio. Quem a visse se encantava com os olhos profundos e a língua afiada. Não levava desaforo para casa. Não engolia sapo. Que contradição.

Até que ele chegou e se insinuou em seu coração. De frio, o sangue jorrou quente, pareciam cascatas nas veias, no coração. Apaixonou-se, entregou-se, perdeu-se. Depois, ele se foi. Ela começou a procurar. Só que não procurava por ele, mas procurava por ela mesma. Onde teria estado? Quem era? O que queria? O que é a vida?

Quanto mais questionava, mais se enredava. Como se comesse a própria cauda, girava em torno de si mesma. Repetia padrões e ações. Amava e desamava mais facilmente que todas as amigas. Sofria, enciumava, brigava, ficava só e chorava. Depois tornava a se arrumar, a sair, a procurar.

Um dia aconteceu. Quando menos esperava, percebeu o sonho em que se enredara. Parou de procurar em outras pessoas aquilo que só nela encontrava. Ficou tranquila de tudo, sorrindo de novo para o mundo. Já não se importava de engolir sapos. Tudo fazia parte desse perceber profundo.

A respiração, o ar, o corpo, os odores e o mar. Falaram sobre reencarnação. Ela falou do renascimento. Contou do mar e suas ondas, das águas que são gotas a girar. Gotas que formam marolas, ondas enormes, espuma e tornam voltar a ser mar. Sem nunca haver deixado de sê-lo.

Qual seria o princípio, o início, a causa número um desse constante desabrochar? Como Xaquiamuni Buda, ela soube silenciar. Dedicou-se a cuidar das pessoas, das coisas, dos animais, da terra e dos vegetais. Cuidava dos passarinhos, dos cupins e dos golfinhos. Todos eram exatamente iguais.

Importantes pois que, sendo, permitiam que ela fosse e compreendesse a grandeza do saber de interser. Percebeu que jamais ficava só. Pois havia o ar, as estrelas e o luar. Pernilongos e formigas fazem parte do grande tear.

No barulho do dia, ela se moveu como um Sol. Brilhante e clara. Seu riso era sonoro, seu mover, silencioso. Quem a visse se encantava com os olhos profundos e a fala calma, pausada.

Então, ele voltou e pediu perdão. Perdão de quê? De ter ido? De ter feito sua vontade? De ter percorrido o mundo num só segundo? Ele chorava e tremia, falava tudo que vira. Guerras e aflições, fomes e convulsões, explorações e mentiras que levavam povos às guerras, à fome, à ruína.

Ela ouvia e o embalava dizendo apenas:

'Isso passa'.

Mas para passar dói tanto, arrebenta, faz ferida.

'Isso passa, veja a vida'.

Ele ergueu os olhos úmidos e percebeu que tudo luzia. As folhas nas árvores, o céu, as nuvens, até os carros. Ainda não convencido perguntou:

'De que serve essa beleza se há dor, se há tumor, se há maldade, heresia?'

'Serve para abrandar o seu dia.'

E ela lhe ensinou a sentar quieto, parado, lhe ensinou a ver com o coração aberto, escancarado, lhe ensinou a agir para transformar sem raiva e sem rancor.

Juntos caminharam felizes, espalhando a toda gente que o mundo tinha mudado, pois muda quando nós conseguimos ver o outro lado. Há frutos para todos compartilharmos. Há respeito e ternura, sem ciúmes nem bravura.

A cultura da paz está chegando para ficar e levar a humanidade a um novo jeito de ser, de servir, de agir, de pensar e de falar.

Um jeito macio e gentil, como a brisa do mar em noite de lua cheia a nos abençoar. Um jeito macio e gentil, como o da criança."

Um texto poético que, para mim, retrata a jornada do herói de cada um...

Quem sou eu?

Eu sou ela e sou ele em seus comportamentos, dúvidas e aflições.

Sou ela e ele, depois que tudo isso passar...

Intersendo. Amando. Semeando. Colhendo.

Um dia... Quando tudo isso passar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário